relojes web gratis

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Outro Lado do Chá

O chá não é apenas uma bebida quente para o Inverno e refrescante para o Verão, por trás dele existem propriedades benéficas para o nosso organismo. Possuem antioxidantes, um conjunto heterogéneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito prejudicial dos radicais livres. O chá tem zero calorias e é diurético devido à teofilina e à teobromina. É ainda uma boa escolha para hidratarmos o nosso organismo. Além disto, é uma fonte natural de fluor, que protege e fortalece os dentes.

  • Chá Preto: “É bom para o coração”. O Chá Preto neutraliza os efeitos negativos da gordura acumulada no sangue, prevenindo problemas cardíacos.

  • Chá de Boldo: Estimula a digestão e combate a prisão de ventre e transtornos no fígado. É bom para curar a ressaca.

  • Chá de Camomila: Alivia enxaqueca, dores de dente, insónia, enjoos e gases intestinais. É anti-inflamatório e calmante, e bastante utilizado em crises histéricas e depressivas. É tónico para pele e utilizado externamente para queimaduras do sol.

  • Chá de Cidreira ou Capim Limão: Alivia as dores de cabeça, cólicas menstruais, diarreias, distúrbios do estômago. Indicado para tosse, espasmos, febres, reumatismo e histeria. Indutora do sono, a Cidreira é analgésica, sedativa e é boa para os nervos e palpitações do coração.

  • Chá de Erva Doce: Elimina o mau hálito, as toxinas na pele, cólicas intestinais em criança e é bom calmante para os nervos. Estimula o apetite, digestão e restaura o fluxo menstrual, além de ser bom contra a azia.

  • Chá de Hortelã: Indicado para tratar a febre, constipação, dor de cabeça, tosse, faringite, infecções na garganta, rinite, conjuntivite, descongestionante nasal, anestésico e analgésico. O Chá de Hortelã também é um estimulante digestivo, bom para problemas de gases intestinais, inflamações uterinas e coceiras.

  • Chá de Canela: Estimulante digestivo, anti-séptico e piolhicida. Combate calafrios, tosses, amenorréia, pressão baixa, respiração ofegante, espasmos, escorbuto e reumatismos.

Algumas Receitas:


Chá de laranja e anis:
1 l de águacasca de duas laranjas

4 flores de anis

Açúcar ou mel q.b.

1. Leve a água ao lume com a casca de laranja e as flores de anis, deixando ferver por cerca de 3 minutos.

2. Depois desse tempo, retire o chá do lume e adoce a seu gosto, com o açúcar ou com o mel se preferir. Tape e deixe estar em infusão durante cerca de 15 minutos. Sirva bem quente.


Ski Ball
½ cálice de aguardente velha1 colher e meia (de chá ) com açúcar

1 pedacinho de pau de canela

1 rodela de laranja

2 cravinhos0,

5 l de chá preto


1. Junte numa taça a aguardente com o açúcar e o pau de canela.

2. Espete os cravinhos na rodela de laranja e junte à mistura.

3. Deixe repousar durante alguns momentos e retire o pau de canela e a laranja.

4. Acrescente o chá preto bem quente e sirva em taças.

1 comentário:

Mariana Batista, Raquel Neto e Rita Monteiro disse...

Sim o chá é sem dúvida uma excelente bebida quer no Inverno quer no Verão.E com tantos benefícios torna-se ainda uma melhor opção.
Gostei muito do post. Muito engraçada a ideia das receitas de diferentes chás.
Espreitem também o nosso blog porque também temos um post sobre o chá com outras curiosidades.Tenho a certeza que também vão gostar!

Mariana Batista*