relojes web gratis

sexta-feira, 11 de abril de 2008

As gorduras são todas iguais??

As gorduras fazem parte de uma alimentação saudável. Mesmo quando fazemos regimes de emagrecimento é importante incluir as gorduras, porque elas transportam vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K) e ácidos gordos essenciais, que são indespensaveis à saúde.
As gorduras não são todas iguais. as gorduras ricas em ácidos gordos saturados classificam-se como gorduras saturadas e encontram-se em alimentos de origem animal - quando consumidas em excesso são prejudiciais. as gorduras insaturadas são consideradas as mais saudáveis, com destaque para o azeite e o peixe.
Mas atenção!! Quando falamos de gorduras, qualquer uma delas fornece por cada grama 9 Kcl, por isso todas as gorduras em excesso engordam. Em termos energeticos, 5g de manteiga = 5g de azeite = 5g de óleo = 5g de banha.
Muitos dos alimentos que ingerimos durante o dia, especialmente entre refeições, podem fornecer quantidades quantidades elevadas de gorduras. observa no quadro seguinte a quantidade de gordura que fornecem alguns alimentos..

2 comentários:

Anónimo disse...

too long, didn't read

Rita Pires disse...

A vossa tabela é muito prática...Há certos alimentos que as pessoas não imaginam a quantidade de gordura que contêm...Assim, ficam com uam ideia.