O nome do nosso blog sugeriu um tema interessante: a comparação, a nível nutricional, do esparregado caseiro e o esparregado ultracongelado. Com a ajuda de um programa de valores nutricionais, utilizado por nutricionistas, obtivemos os valores nutricionais do esparregado caseiro; para obter os valores do outro esparregado tivemos que nos dirigir a um supermercado, procurar a zona dos congelados e aí com o produto retirar os valores nutricionais.

No nosso estudo o esparregado caseiro tinha por base as nabiças e o ultracongelado, da Iglo, os espinafres, esta diferença dos vegetais base não têm muita relevância, pois estes têm valores nutricionais semelhantes.
Calculando, em percentagem, a gordura saturada presente na gordura total de cada um dos esparregados, temos 12,17% para o caseiro e 12,24% para o ultracongelado, o que nos permite verificar semelhanças entre os dois.
Concluímos então, que as indústrias alimentares tentam cada vez mais aproximar os seus produtos aos produtos caseiros, a nível nutricional. Não podemos falar a nível de sabor, textura, pois não nos centramos nesse assunto. Mas reconhecemos o esforço das indústrias alimentares que pretendem oferecer melhores produtos aos consumidores.