relojes web gratis

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Distúrbios alimentares e moda


Actualmente, cada vez mais se ouve falar em doenças como a anorexia e a bulimia e de como a indústria da moda poderá estar envolvida no aumento da incidência de tais doenças.

Contudo, poderá esta indústria por si só, ser a causadora de distúrbios alimentares em jovens?

De acordo com o Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra, esta não poderá ser a única razão para o desenvolvimento deste tipo de doenças. Contudo, referem que "a pressão cultural para a magreza, a insatisfação e a preocupação com o peso podem contribuir para o aumento da vulnerabilidade, que por sua vez pode levar à tomada de decisão de iniciar uma dieta", factor que por si só "não constitui uma condição suficiente para o desencadear de um distúrbio alimentar, mas é uma condição necessária".

No entanto, mencionam que estes factores necessitam estar associados a outros, já que na origem destas doenças psiquiátricas, está a interacção entre factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais.

Desta forma, alguns governos viram-se obrigados a tomar medidas que visam combater a influência da indústria da moda na propagação destas patologias. No caso de Espanha, estas medidas destinam-se a proteger o público e a saúde das manequins, proibindo que modelos com peso abaixo do normal, ou seja, com Índice de Massa Corporal abaixo dos 18 Kg/m2, desfilassem numa passerelle de Madrid.

Assim, serão estas medidas correctas para combater o desenvolvimento de distúrbios alimentares?

Fica em aberto a discussão.

1 comentário:

Ângela Carvalho e Hélia Barros disse...

Esta é uma realidade dura...a moda influencia muito os jovens, que se deparam com modelos muito magras, tendo elas próprias de fazer inúmeros sacrifícios para não engordarem. Se elas são "modelos" indirectamente as pessoas vão querer ser como elas...e isso pode desencadear os distúrbios alimentares que vocês falam! É claro que esse não é o factor único, mas concordo com as medidas que foram adoptadas em Espanha! Penso que podem ajudar a diminuir este flagelo!