relojes web gratis

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Índice de Massa Corporal

É um pouco subjectivo falarmos em alimentação saudável, pois cada um de nós tem necessidades específicas, no que diz respeito aos variados componentes dos alimentos.
Contudo, podemos basear-nos no Índice de Massa Corporal (IMC), para nos indicar se o peso do nosso corpo é adequado e se, consequentemente, é necessário fazermos alguns ajustes na nossa alimentação.
O IMC é uma medida que associa o peso à altura de uma pessoa, calculando-se pela seguinte fórmula:



Desta forma, através do resultado desta equação, podemos classificar as pessoas em 6 categorias diferentes:


  1. 19,9 ou menor: peso inferior ao normal
  2. 20,0 – 24,9: peso normal
  3. 25,0 – 29,9: peso superior ao normal
  4. 30,0 – 34,9: obesidade de tipo I
  5. 35,0 – 39,9: obesidade de tipo II
  6. 40,0 ou maior: obesidade de tipo III

Todavia, é de frisar que o cálculo do IMC, não substitui a consulta com um nutricionista, já que este possui métodos que permitem avaliar o estado nutricional da pessoa, para que depois posso tomar as medidas mais adequadas e personalizadas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, estou indo à nutricionista e observei q tanto vcs e ela, fazem o comparativo dos alimentos com porções, mais não fazem o mesmo comparativo com calorias; assim sendo tenho dúvidas com relação a quantidade da alimentação, já que é especificado uma dieta diária em kcal e no almoço por exemplo ela fala em porções e tb em 1/4 do prato de determinada alimentação e nos lanches, existem sanduíches com kcal diferenciadas. por isto gostaria se possível que informassem a relação de alimentos vs kcal,obrigado.

Cláudia Ferreira, Joana Gomes e Sara Miranda, disse...

Obrigado pelo comentário, vamos estudar o que questionaste e publicaremos. vai passando e vendo as novidades.