relojes web gratis

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Diabetes

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença causada pela falta ou pela ineficácia de insulina.
A insulina é uma hormona fabricada no pâncreas. A sua função é fazer com que o açúcar (glicose) que circula no sangue, entre nas células do nosso corpo.

De onde provém e para que serve a glicose?
A glicose é a forma mais simples de açúcar e serve de fonte de energia para o nosso corpo. Quando nos mexemos, queimamos glicose para obter energia; para vivermos com saúde precisamos que todas as partes do corpo sejam alimentadas com glicose.
A glicose que circula no sangue vem da transformação dos alimentos que comemos. A massa, o arroz, o pão e os cereais integrais, os legumes e outros produtos hortícolas, contêm açúcar de absorção lenta que são assimilados e transformados lentamente em glicose. Podem ser comidos pelos diabéticos. Os doces, o açúcar de açucareiro, os bolos, as farinhas muito refinadas, os chocolates, os refrigerantes, entre outros, têm açúcar de absorção rápida, que fazem subir muito depressa a glicose no sangue. Os diabéticos devem então evitá-los.
Quando o nível de glicose sobe no sangue, o pâncreas produz insulina; a glicose entra nas células para ser utilizada como combustível e o nível de glicose no sangue (glicemia) normaliza. Quando há falta de insulina, o nível de glicose no sangue mantém-se elevado.
Considera-se o valor da glicemia (glicose no sangue) em jejum:
  • Normal de 80 - 110mg/dl
  • Intolerância à glucose oral (tendência para diabetes) de 111 - 126mg/dl
  • Diabetes (mínimo duas análises) mais de 126mg/dl

Um diabético não tratado urina muitas vezes e em grande quantidade, tem muita fome e muita sede (chegando a beber 5 litros de água por dia), mas, apesar disso pode estar magro e desidratado (a língua está seca e sabe a papel). As mulheres têm com frequência infecções urinárias e comichão vaginal.

O exercício físico:

O exercício físico, como andar a pé, de bicicleta, fazer ginástica ou nadar, ajuda a "queimar" a glicose que se encontra a mais no sangue. Trinta minutos de exercício moderado duas vezes por dia (de preferência depois das refeições principais) ajudam a controlar a diabetes e a evitar as suas complicações. Os diabéticos não devem fazer exercício em jejum, porque há perigo de hipoglicemia (nível de glicose no sangue muito baixo).

Sem comentários: